domingo, 19 de fevereiro de 2017

LÍNGUA E GLÂNDULAS SALIVARES


LÍNGUA (imagem em anexo)
A língua é um órgão muscular (músculo estriado esquelético) revestido por uma mucosa na região dorsal exposta ao atrito alimentar, portanto, composta por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. Porém, esta mucosa é considerada mucosa especializada devido a presença das papilas (filiformes, fungiformes, valadas ou circunvaladas, foliadas). 
Na região ventral pode ser observado uma mucosa lingual composta por um epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado e lâmina própria subjacente extremamente vascularizada.


GLÂNDULAS SALIVARES
As glândulas salivares são do tipo exócrinas e encontram-se dispersas pela cavidade oral como glândulas salivares menores e três pares de glândulas salivares maiores localizadas fora da cavidade oral: parótida, submandibular e sublingual.
Cada glândula salivar maior é composta por estruturas parenquimatosas sustentadas por um estroma de tecido conjuntivo formando uma cápsula externa e septos. Os septos dividem o parênquima em grupos de unidades secretoras e ductos em lobos e lóbulos. Este estroma contém vasos e nervos. O parênquima glandular é composto por unidades secretoras que se abrem em ductos ("cacho de uvas"). As unidades secretoras se abrem nos ductos intercalares (menor calibre), revestidos por células cúbicas, de núcleos centrais e pouco citoplasma. Os ductos intercalares têm continuidade com ductos maiores, os ductos estriados (calibre intermediário), revestidos por células colunares, de núcleo central, citoplasma acidófilo e estriações na região basal. Estes ductos desembocam progressivamente em ductos de maior calibre, os ductos excretores, revestidos por um epitélio pseudoestratificado.
As unidades secretoras do parênquima glandular podem formar ácinos (estruturas esféricas) ou túbulos. As células que constituem estas unidades podem ser do tipo seroras ou do tipo mucosas, ou quando presente uma semilua, pelos 2 tipos celulares (glândula mista). As células serosas são células piramidais que se arranjam em ácinos e produzem proteína. O núcleo destas células é esférico e localizado no terço basal da célula e o citoplasma é basófilo. As células mucosas são células piramidais que se arranjam em túbulos e produzem mucinogênio. O núcleo é achatado e localizado na base da célula e o citoplasma apical é levemente corado.

A glândula parótida é constituída por ácinos serosos. A glândula submandibular é uma glândula mista, onde predominam as unidades do tipo serosas em relação as mucosas. A glândula sublingual é predominantemente mucosa com semiluas serosas



Um comentário: