domingo, 26 de março de 2017

FÍGADO

O fígado é caracterizado pela presença dos lóbulos hepáticos e espaços porta. O limite hexagonal irregular dos lóbulos é definido pelos espaços porta e pelo escasso tecido conjuntivo.
No centro de cada lóbulo encontra-se uma vênula centrolobular (ramo da veia hepática), ao redor desta os hepatócitos se arranjam em placas anastomosadas ou em fileiras que se ramificam e se anastomosam, lembrando a estrutura de uma esponja. Os hepatócitos são grandes células poliédricas, com o núcleo esférico (podendo ter 2 núcleos), cromatina dispersa e nucléolo evidente. Entre os hepatócitos estão localizados os sinusóides hepáticos, revestidos por células com núcleos achatados e citoplasma pouco evidente.

O espaço porta é contituído por três estruturas principais em um estroma fibroso (tríade porta): a vênula porta terminal (ramo da veia porta) com uma parede delgada, lúmen de maior diâmetro, revestida por células endoteliais; arteríolas decorrentes da artéria hepática de parede espessa e diâmetro menor; ductos biliares apresentam revestimento de epitélio cúbico e têm aproximadamente o mesmo diâmetro das arteríolas.
(Fotomicrografia - www.histologyguide.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário