quarta-feira, 8 de março de 2017

POR ONDE ESTUDAR?

De maneira geral, é comum ter dúvidas sobre qual o referencial teórico mais adequado para os estudos de diferentes disciplinas acadêmicas. Considerando isso, esse post visa apresentar plataformas, sites e também discorrer um pouco sobre livros já conhecidos e consagrados, para facilitar os estudos em Histologia e Patologia. 

REFERENCIAL TEÓRICO
Histologia Básica - 12ª Ed. 2013. Junqueira,L. C. / Carneiro, José. Guanabara Koogan

 O livro apresenta uma abordagem histológica aprofundada, embasada e extremamente competente ao que se propõe. As fotomicrografias são de alta qualidade e corroboram com o conteúdo teórico trazido nos diversos capítulos do livro. É de autoria brasileira, atualizado, e possui uma excelente organização dos capítulos, além de ter uma linguagem clara que facilita a leitura e optimiza a eficiência do estudo. É válido ressaltar também, que o enfoque dado a histologia o diferencia de outras referências que trazem conteúdos de fisiologia em suas composições. Além de tudo isso, é possível encontrar durante a leitura correlações clínicas e curiosidades que agregam conhecimento.

Tratado de Histologia em Cores - 3ª Edição. Gartner, Leslie. Elsevier / Medicina Nacionais

Possui uma abordagem histológica ampla e clara. Ao decorrer da leitura é possível encontrar diversas correlações fisiológicas e patológicas com o conteúdo apresentado. Suas imagens são de qualidade e fornece uma visão significativa dos assuntos propostos. Apesar de não ser tão atualizado quanto o livro citado anteriormente, ainda é um referencial importante de estudo e certamente contribui muito para a formação do conhecimento sempre que usado.

Robbins & Cotran - Patologia - Bases Patológicas Das Doenças - 9ª Ed. 2016  Abbas, Abul K. / Kumar, Vinay / Fausto,Nelson. Elsevier / Medicina Nacionais

Um livro confiável, atual e completo. Escrita por autores renomados mundialmente, traz uma abordagem objetiva dos conhecimentos atuais sobre patologia. O livro possui fotografias de alta  que destacam as informações mais atuais dos assuntos e complementa os estudos nas diversas áreas englobadas pela obra, tais como a classificação de doenças, fármacos, tratamento, bem como as importantes bases das várias condições patológicas apresentadas. 

Além desses livros citados, ainda existem outros que embora menos utilizados, são também utéis e qualificados ao seu propósito. Dentre esses, destaca-se: Histologia E Biologia Celular. Uma Introdução À Patologia - Abraham L. Kierszenbaum.

PLATAFORMAS VIRTUAIS
A tecnologia, sobretudo a internet, pode ser uma ferramenta de estudo valiosíssima. Um excelente exemplo disso são as diversas plataformas virtuais gratuitas disponíveis. Trazendo uma abordagem diferenciada, interativa e enriquecida com imagens de qualidade, complementar os estudos com essas plataformas é simples e prazeroso. Abaixo, estão listadas algumas dessas plataformas disponíveis na internet. Para acessá-los, basta clicar nos seus respectivos nomes.Segue a lista: 


Por fim, pode-se mencionar o Anatpat-UNICAMP que correlaciona muito bem a histologia e condições patológicas diversas, com lâminas de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário