quarta-feira, 19 de abril de 2017

EMBRIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO

O período embrionário é uma fase de intensas transformações morfofuncionais que serão tão importantes para a vida pós-gestacional. Pensando nisso, na publicação de hoje falaremos um pouco sobre este momento tão movimentado na vida de todos!

O intestino primitivo se forma a partir da porção dorsal do saco vitelino que é incorporada ao embrião na 4º semana embrionária. O endoderma do intestino primitivo origina o revestimento epitelial da maior parte do trato digestório e vias biliares, junto com o parênquima de suas glândulas, incluindo o fígado e o pâncreas. O epitélio das extremidades cranial e caudal do trato digestório é derivado do ectoderma do estomodeu e do proctodeu, respectivamente. Os componentes dos tecidos muscular e conjuntivo são derivados do mesênquima esplâncnico, que circunda o intestino primitivo.

O intestino primitivo pode ser dividido em: anterior, médio, posterior.
Fonte: Moore, Embriologia Clínica

O intestino anterior origina a faringe; o sistema respiratório inferior, o esôfago; o estômago, o duodeno (próximo à abertura do dueto biliar); o fígado, o pâncreas e o aparelho biliar.

O intestino médio origina o duodeno (mais distal ao ducto biliar), o jejuno, o íleo, o ceco e metade a dois terços do colo transverso. O intestino médio forma uma alça intestinal em forma de U que se hérnia para o cordão umbilical durante a sexta semana, porque não existe espaço para ela no abdome.  Durante a 10ª semana, os intestinos retornam para o abdome.

O intestino posterior origina a metade ou apenas o terço esquerdo do colo transverso, o colo descendente e o colo sigmóide, o reto e a parte superior do canal anal. A porção inferior do canal anal se desenvolve a partir do proctodeu. A porção caudal do intestino posterior, a cloaca, é dividida pelo septo urorretal em seio urogenital e reto. O seio urogenital origina principalmente a bexiga urinária e a uretra. No início, o reto e a porção superior do canal anal estão separados do exterior pela membrana anal, mas essa membrana normalmente se rompe no final da oitava semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário