domingo, 16 de abril de 2017

INTESTINO

INTESTINO DELGADO:
As camadas mucosa e submucosa do intestino delgado se dobram formando projeções alongadas ou pregas (válvulas de Kerckring). A mucosa também apresenta projeções alongadas chamadas vilosidades, que apresentam lâmina própria na porção central e revestimento de epitélio cilíndrico simples (enterócitos entremeados por células caliciformes) que apresenta microvilosidades na superfície livre.
Entre as vilosidades desembocam as glândulas de Lieberkühnobservadas na lâmina própria. Dentre os diversos tipos celulares que compõem estas glândulas, distingue-se neste espécime: as células caliciformes e as células de Paneth contendo grânulos citoplasmáticos intensamente acidófilos, localizadas na base das glândulas. Notar que as glândulas não ultrapassam a muscular da mucosa. A camada submucosa é constituída de tecido conjuntivo.

Adjacente à ela, observa-se a camada muscular circular interna (fibras em corte transversal) e a camada muscular longitudinal externa (fibras em corte longitudinal).

INTESTINO GROSSO:

O intestino grosso se caracteriza pela ausência de vilosidades e grande quantidade de células caliciformes.
Na mucosa encontram-se células cilíndricas absortivas. Na lâmina própria são observadas inúmeras glândulas tubulares retas (glândulas de Lieberkühn), que contém numerosas células caliciformes e podem aparecer em corte longitudinal ou transversal. Notar que as glândulas não ultrapassam a muscular da mucosa e não possuem células de Paneth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário